sexta-feira, 9 de maio de 2008

ANTES QUE JESUS VOLTE - AS 7 ÚLTIMAS PRAGAS

AS SETE ÚLTIMAS PRAGAS


Prezados amigos, a menos que o homem descubra sua inapreciável herança e encontre significado na vida, sua existência vale menos que o que menos valer na vida. Cedo ou tarde ele sofrerá uma derrocada nervosa, e exclamará que jamais devia ter nascido. Deus é o Autor da vida. Portanto a vida tem um significado desafiador somente quando o homem vive em harmonia com Deus. Mas sem Deus a vida é vazia e destituída de significado.

O real significado da vida só pode ser encontrado na Santa Palavra de Deus. As infalíveis profecias apontam o meio de se descobrir esse significado. O homem que segue o caminho indicado experimentará felicidade agora e confiança para o futuro, a despeito do fato de que o mundo está entrando no último ato de sua dramática história de pecado.

Temos visto pelas conferências anteriores que a história do mundo segue sem desvio o curso predito pela profecia divina milhares de anos antes. Neste ponto desejo dar ênfase de maneira especial a uma predição feita por nosso Senhor Jesus Cristo. Esta predição Ele a fez dois dias antes de Sua crucifixão, no ano 31 A. D., e se refere ao tempo que precederia o Seu aparecimento.

Leio S. Luc. 21:25-28.
Um sinal certo da segunda vinda de Cristo, quando Ele redimirá o mundo, seria a "angústia das nações." O coração dos homens, por causa do bramido do mar e das ondas, desmaiaria de terror pelo que estaria acontecendo no mundo.

O bramido do mar seria um estado de terrível conturbação. Embora aqui se refira à comoção literal das águas, observai que a palavra "mar" tem também sentido simbólico, como você podem ver:
(Apoc. 17:15)

E noutro passo: (Isa. 57:20 e 21)

Isto significa que em virtude da conduta ímpia de homens e nações, o mundo estaria em temor e desespero. Homens pensantes já vêem essas perplexidades de todos os lados – nossa frouxa moralidade, desprezo pela justiça, amor dos prazeres, ódio e incompreensão entre as nações, armas suicidas que podem exterminar toda a vida da Terra, e os insolúveis problemas que ameaçam a estabilidade de nossa economia, tornando possível a bancarrota.

Olhando mais acuradamente para o texto, descobrimos uma afirmativa muito importante:
(S. Luc. 21:25 e 26)

No grego, língua mater do Novo Testamento, verificamos que a palavra "perplexidade" é traduzida de "aporia", que significa literalmente "beco sem saída." E isto é exatamente o que a profecia quer dizer: Quando as nações são abaladas pelo temor e angústia eu virtude da conduta rebelde da humanidade, nosso mundo encontra-se num "beco sem saída," sem que lhe possa valer o poder humano, religioso ou político, nem as Nações Unidas, nem Washington, Londres, Roma ou Kremlin.

Amigos, a única solução em harmonia com as predições de Deus é a Segunda Vinda de Jesus Cristo ao mundo.



Sim, nosso Senhor afirma conclusivamente na profecia de S. Lucas 21 que o mundo hoje está caminhando para um "beco sem saída". O Senhor previu as condições que prevaleceriam justo antes do Seu retorno, quando as nações estariam procurando desesperadamente sair desse "beco." Mas segundo a profecia seus esforços serão vãos. Ninguém parece conhecer o caminho que leva para fora do dilema. Somente a profecia pode mostrar os eventos futuros. Em Provérbios encontramos estas palavras de Deus:

(Prov. 29:18)
Os que deixam de crer na profecia, seguindo antes idéias e filosofias humanas, perecerão.

Com este fato em mente voltemos nossa atenção para uma profecia de Apocalipse. Ela nos dá novos informes sobre o destino de nosso mundo. Esta profecia é conhecida pelos estudiosos da Bíblia como Sete Últimas Pragas. Estas pragas ferem com terror o mundo não convertido. Mas os que confiam no Senhor estarão sobre Seu protetor cuidado.

Introdução às Sete Últimas Pragas

Neste tempo de angústia a humanidade encontra-se a caminho de um beco sem saída. Isto se dará justo antes que Deus sele o destino da Terra. Então os que têm ignorado o chamado de Deus à obediência à verdade e que deixaram de preparar o coração para a Segunda Vinda gloriosa de Cristo, terão de sofrer os efeitos das sete pragas apocalípticas. Estas pragas são enviadas do Céu sobre os que menosprezaram a verdade.

Leio: (Apoc. 16:1)
Os que rejeitarem a mensagem da graça de Deus que estou oferecendo esta noite, sofrerão naquele dia as conseqüências destas sete terríveis calamidades. Por outro lado, Deus tem provido ampla proteção aos que vivem em harmonia com os ensinos do livro do Apocalipse.


Duração das Pragas

Quanto tempo durarão as sete pragas?
Leio: (Apoc. 18:8)

A predição afirma que as pragas virão "num dia." Este tempo na profecia é simbólico. O profeta Ezequiel nos dá a chave para interpretação deste dia simbólico:

"Um dia te dei para cada ano." Ezeq. 4:6. Portanto a praga que produz "morte, e o pranto, e a fome," durará cerca de um ano.

Agora desejo chamar-vos a atenção para o fato de que com o derramamento da primeira praga, terá para sempre passado a oportunidade de arrependimento, confissão e perdão dos pecados. A porta da salvação estará então para sempre fechada ao ímpio.

Para melhor compreensão desta solene verdade, procurarei explicar brevemente como se processa nas cortes do Céu a salvação de um pecador. Isto é descrito nos seguintes textos:
(Apoc. 8:3 e 4)

Analisemos brevemente esta revelação a um tempo importante e terrível. Quando o Espírito de Deus convence o pecador dos seus erros e violações da lei de Deus, ele pela fé eleva a Deus sua oração e confissão. Seu único intercessor, Jesus Cristo, ministra em seu favor no santuário

celestial. Orações de confissão e de louvor são recebidas no santuário celestial, e levadas através do perfume do incenso ao trono de Deus o Pai. Ele está rodeado por santos anjos, que se deleitam em cooperar para salvar os homens do pecado.

Assim o altar celestial e o incensário são instrumentos na salvação do homem. O fogo sobre o altar, de acordo com Isaías 6:6 e 7, significa completo perdão e aniquilamento de todo pecado confessado, Maravilhoso! Como o fogo destrói e consome tudo, assim Jesus trata com nossas transgressões.

De acordo com esta profecia, que acontecerá quando as sete pragas forem derramadas sobre o mundo?
Notem (Apoc. 8:5)
Parafraseando este texto, quando o tempo da graça divina terminar para a humanidade, os instrumentos usados pelos anjos para receber a confissão e petições de auxílio será lançados sobre a Terra, como sinal do fim da intercessão de Cristo em favor do homem. E este ato será testificado sobre a Terra com trovões, relâmpagos e terremotos. Simultaneamente será fechado o santo templo de Deus durante a execução das pragas. Cito a seguinte passagem:
(Apoc. 15: 8)
Sim, nenhum dos seres celestiais poderá permanecer no templo a fim de interceder pelo homem, porque o templo se encherá "com o fumo da glória de Deus". Isto será durante o derramamento da ira nas sete pragas. Tal fato indica que ninguém estará no templo nesse tempo para interceder pelos pecadores. Assim, os que sinceramente procuram a salvação, devem buscar a Deus antes que finde o tempo da graça.
O derramamento da primeira salva com sua praga determinará para sempre o fim da obra da igreja cristã, que é a salvação dos homens.
Em breve estarei postando as 7 últimas pragas, prepare-se!!!